Na sua opnião contabilidade é gasto ou investimento?
Ver Resultado

3 de novembro de 2015
Quanto vale a sua empresa?
3 de novembro de 2015
A armadilha do fundador
3 de novembro de 2015
Empreender exige planejamento
24 de março de 2015
Pare, olhe, escute

Oito entre dez pequenas empresas têm financiamento, diz BC

Ueslei Marcelino/Reuters
Sede do Banco Central, em Brasília

BC: 61% dos entrevistados afirmaram que estavam pagando fornecedores a prazo

Francisco Carlos de Assis e Victor Martins, doEstadão Conteúdo

Florianópólis – De cada dez empresas no universo dos pequenos negócios no Brasil hoje, oito estão utilizando algum tipo de financiamento, mostra uma pesquisa realizada pelo Banco Central (BC) em parceria com o Sebrae, divulgada nesta segunda-feira, 17, no VI Fórum sobre Inclusão Financeira que a autoridade monetária realiza de hoje a quarta-feira, 19, em Florianópolis, Santa Catarina.

O trabalho, denominado “O Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, foi realizado em agosto a setembro com 1.500 empresas Microempreendedor (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

A pesquisa abrangeu os setores de indústria, comércio e serviços. A margem de erro nos dados nacionais é de 2,5%.

O levantamento também constatou que de cada dez empresas nestas condições, cinco tiveram financiamento em banco nos últimos cinco anos e duas tiveram financiamento em banco em 2014.

Por tipo de financiamento que a empresa estava utilizando no momento da entrevista, 61% dos entrevistados afirmaram que estavam pagando fornecedores a prazo; 35% estavam fazendo pagamentos com cheques pré-datados, 25%, recorrendo ao cartão de crédito empresarial e 24%, no cheque especial.

Outros 23% tinham empréstimos com bancos oficiais, 19%, com bancos privados, 13% emprestavam dinheiro de amigos e parentes, 11% recorriam à modalidade de descontos de títulos, 8%, a leasing, 6%, a microcrédito e 6%, a factoring.

Ainda de acordo com o levantamento, 4% tinham empréstimos em cooperativas de crédito, 3%, com agiotas. Outros tipos de financiamentos foram usados por 8% dos entrevistados e 16% disseram que não estavam utilizando nenhum dos empréstimos citados.

Nos últimos cinco anos, as empresas tomaram empréstimos bancários em 2010 (12%), 2011 (2%), 2012 (19%), 2013 (22%) e 2014 (24%).

O dado relativo a 2014 é uma projeção do resultado esperado até o fim do ano. No período, só 36% das MEI tomaram financiamento em banco. Esta proporção é de 53% nas ME e de 68% nas EPP.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/bc-oito-entre-dez-pequenas-empresas-tem-financiamento