Na sua opnião contabilidade é gasto ou investimento?
Ver Resultado

3 de novembro de 2015
Quanto vale a sua empresa?
3 de novembro de 2015
A armadilha do fundador
3 de novembro de 2015
Empreender exige planejamento
24 de março de 2015
Pare, olhe, escute

Vários estilos de empreendedor

Quando chega o momento de pensar em abrir o próprio negócio, algumas pessoas começam a se comparar com empreendedores de sucesso para validar ou não seu desejo de empreender. As histórias servem de inspiração para iniciar o complexo trajeto do empreendedorismo.

Ter como modelo Abilio Diniz ou Eike Batista pode ser um bom começo para reflexão sobre sua disponibilidade para ser dono de empresa.Porém, é importante saber que os empreendedores não são feitos na mesma “forma” e nem da mesma matéria-prima como biscoito de coco ou pão de queijo.

É importante considerar que cada um fará sua própria história. A verdade é que estas comparações assustam e acabam afastando as pessoas da ideia de empreender, pois dificilmente uma pessoa conseguirá seguir a trajetória de alguém que admira se não enxerga em si, as mesmas características pessoais.

Além de estarem deslocadas no tempo e espaço, as pessoas são diferentes no modo de conduzir seus sonhos e realizá-los.

Apesar de estudos científicos demonstrarem que existe um conjunto de competências essenciais comuns entre os empreendedores, estas características não são consenso; em cada caso ou história que conhecemos de empresários bem sucedidos, temos que levar em conta suas aspirações, seus valores, seu estilo de vida. Existem diversos estilos de empreendedor.

Construir um negócio que tenha o seu jeito e garanta a sua felicidade é que determina o sucesso. Especialistas classificam os empreendedores pela área de atuação: de negócios ou social, afirmam que as características são as mesmas em lócus diferentes.

Em alguns casos parece que a área de atuação é que determina o estilo do empreendedor, mas mesmo entre os empresários encontra-se estilos diferentes.

Se pensarmos que empreendedor é quem age, realiza sonhos e ideias que promovam a mudança positiva num certo contexto, o que chamamos de estilo estará alinhado ao sonho e a forma de realizá-lo.

Alguns são motivados pelo crescimento, constroem grandes impérios; outros querem qualidade de vida e buscam algo que se concilie com suas atividades da vida pessoal, saúde e lazer.

Querem apenas manter a empresa saudável. Estes diferentes estilos podem ocorrer na mesma área como, por exemplo, hotelaria. Um cria uma grande rede de hotéis de negócios e outro abre uma pousada numa praia paradisíaca.

Dessa forma, podemos medir o sucesso do empreendedor pelo projeto de vida que ele escolheu. Nem todo empreendedor é igual ao Abilio Diniz, o maior empresário do varejo brasileiro, ou Eike Batista, o primeiro bilionário entre os brasileiros da lista da revista Forbes.

Eles são felizes porque descobriram seu jeito de empreender. Portanto pense nisto: por que quer ser empreendedor? Qual é seu estilo? Que tipo de vida quer ter quando for empresário de sucesso? É isto que te deixa motivado para começar?

Descubra um negócio que seja o reflexo de quem você é, e que faça sentido na sua vida.

 

Mara Sampaio - Psicóloga e especialista em cultura empreendedora